Desenvolvendo a Região através da inovação

SRI
Sistema Regional de Inovação

Norte Pioneiro

Entenda o SRI

o SRI – Sistema Regional de Inovação, a partir de premissas de parceria e co- laboração, reúnem-se atores regionais de diferentes dimensões, já diria o professor Labiak Junior (2012), representantes da “sêxtupla hélice”: do Conhecimento Científ co e Tecnológico, do Fomento, Empresariais, Institucionais, Públicos e do Habitat de Inovação, para colocar seus respectivos ativos de experiência e conhecimento à disposição de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. Nomeadamente, no SRI NORTE PIONEIRO, representantes da Universidade Estadual do Norte Pioneiro – UENP; Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Jacarezinho; Faculdade do Norte Pioneiro FANORPI – Santo Antônio da Platina; Universidade Norte do Paraná – Campus Bandeirantes, SEBRAE – Escritório Jacarezinho; SENAI – SESI Santo Antônio da Platina; SENAC Jacarezinho; EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Unidade de Bandeirantes; CREA – Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia Jacarezinho PR.; AAENP Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro; Parque Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar (Campus Jacarezinho); Instituto Ambiental do Paraná – IAP escritório Jacarezinho; Cacernorpi – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte Pioneiro, Associações Comerciais dos cinco Municípios: ACIJA, ACESAP, ACEC, ACEAD e ACIAB, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, Empresários e Prefeituras Municipais de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cambará. A necessidade de fortalecer todos os elos para contribuir com a geração e difusão do conhecimento, com a capacitação tecnológica dos agentes produtivos e a gestação de uma estratégia de desenvolvimento tecnológico com a def nição de prioridades para a região mantem todos os atores em permanente articulação. O grande desaf o da governança do SRI é criar, alimentar e orientar estrategicamente o ecossistema, gerenciando de forma eficaz os relacionamentos entre seus atores internos, as interações entre os subsistemas e as políticas públicas nos três níveis de governo. Neste ambiente sistêmico interativo, as relações elevam o grau de trocas e compartilhamento, surgindo ações satélites no entorno do Planejamento Estratégico Participativo. Assim se consolidou, por exemplo, o GeniusCon, evento de inovação e empreendedorismo, parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho e o Sebrae/PR, por meio do I Programa Norte Pioneiro de Startups. A GeniusCon teve toda uma programação fundamentada na Trilha de Startups, que contou com modelagem Canvas, criação de protótipos dos projetos preparação para o Pitch, mobilizando alunos dos cursos técnicos de eletromecânica, informática e de alimentos.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável por meio do fomento à tecnologia, inovação e comprometimento dos ativos envolvidos no Sistema Integrado do Norte Pioneiro do Paraná.


Visão

Ser uma região de referência sustentável no fomento à tecnologia e inovação, criando oportunidades e atraindo investimentos, visando a melhoria econômica e social até 2025.